Basta! Esse é o nome do meu blog de protesto!

Sou Daniel Grandolfo, seja bem vindo ao meu blog, aqui eu posto minhas idéias através de artigos e matérias, onde escrevo meus protestos e revoltas, também vou postar aqui outros assuntos que achar relevante.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Será que bloqueador de celular é a solução definitiva?



Depois da reportagem publicada pelo jornal Folha de SP, tratando da instalação de um sistema bloqueador de celulares, há muitos agentes de segurança penitenciária (ASP) acreditando ser o bloqueador a grande solução para os problemas de comunicação dos presos.

Muitas unidades prisionais do Estado não têm celulares e, nem por isso, os criminosos deixam de comandar os crimes fora das penitenciárias.

Com um bloqueador eficiente, certamente os presos buscarão outra forma para se comunicarem, diferente dos celulares. Talvez não seja tão rápida quanto via celular, mas também quem sabe seja praticamente impossível de se obter informações sobre o conteúdo do “salve”.

Hoje, por conta dos grampos instalados nos presídios com autorização judicial, os presos são monitorados e muitos “salves” são descobertos por agentes da inteligência. Embora alguns presos acreditem que por falarem em código os mesmos sejam indecifráveis, os monitoramentos têm salvo muitas vidas e criminosos foram presos antes da ação.

Enfim, não sei se o bloqueador é a solução, pois os presos deverão migrar os “salves” para as visitas e advogados, e com isso perderemos as informações e voltaremos ao velho patamar de depender exclusivamente das “caguetagens” dos presos.

Nossa posição oficial é que, além dos bloqueadores, deveria por fim às visitas íntimas e instalar o monitoramento no parlatório, assim como funciona na Itália, no sistema de 41 BIS. Essa é a única e definitiva maneira de acabar com a comunicação do crime organizado. É o que temos a declarar.

(*)Daniel Grandolfo